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Palavras e Melodia: A Prosódia na Composição Musical

 

Palavras e Melodia: A Prosódia na Composição Musical

Prosódia na linguística

Na linguística, a prosódia é o ramo da gramática que se dedica à escolha precisa da sílaba tônica ao pronunciarmos uma palavra. É ela que nos guia na delicada arte de dar o som correto a cada sílaba, contribuindo para uma pronúncia precisa e uma acentuação silábica adequada.

Se, por exemplo, dissermos “NÓbel” em vez de “noBEL”, estamos incorrendo em um deslize prosódico, o que chamamos de “silabada”.

Prosódia na música

Já na música, a prosódia assume um papel ainda mais desafiador. Aqui, precisamos harmonizar a letra com a melodia, respeitando tanto as acentuações das palavras quanto as acentuações da melodia.

Quando essas acentuações não estão alinhadas, o resultado pode ser uma experiência auditiva desconfortável para o ouvinte, além de dificultar a compreensão da mensagem e, em alguns casos, até mesmo alterar o significado das palavras.

O maior perigo da silabada

O desafio de sincronizar a letra com a melodia respeitando suas acentuações é crucial para a compreensão da música. A falta de alinhamento entre as sílabas tônicas das palavras e os tempos fortes da melodia pode resultar em uma experiência auditiva desconfortável para o ouvinte, além de dificultar a compreensão da letra, tornando-a menos natural.

Esse desalinhamento, conhecido como silabada, deve ser evitado para manter a fluidez e a coerência do texto. Além disso, a acentuação incorreta pode alterar o significado das palavras, causando confusão no entendimento da mensagem original da música.

Portanto, a correta sincronização entre letra e melodia é essencial para uma comunicação eficaz e uma experiência musical satisfatória.

Exemplos de palavras que mudam de significado dependendo da posição da sílaba tônica:

Fábrica / Fabrica

Camelo / Camelô

País / Pais

Sabiá / Sábia

Carnê / Carne

Está / Esta

Agência / Agencia

Mesmo quando a silabada não ocorre com palavras que mudam de significado, a falta de sincronia entre acentuações ainda pode gerar confusão para quem ouve, dificultando a assimilação da letra e prejudicando a fluidez da mensagem. O ouvinte pode se sentir desconectado da música e ter dificuldade em acompanhar o seu conteúdo, resultando em uma experiência auditiva menos envolvente e impactante.

Portanto, a atenção à prosódia musical é essencial não apenas para evitar alterações de significado, mas também para garantir a clareza e a coesão da comunicação.

Exemplos de silabada

Um exemplo clássico de como a silabada pode alterar o significado de uma palavra é encontrado na música “Será” do grupo Legião Urbana. Quando a sílaba “se” da palavra “será” coincide com uma nota acentuada da melodia, o ouvinte tende a interpretar a palavra como “sÊra”, o que pode ser confundido com “cera”, como a substância utilizada para limpeza doméstica ou automotiva, resultando em uma compreensão distorcida da letra.

Outro exemplo ilustrativo é percebido na música folclórica “Atirei o pau no gato”. Muitas vezes, entoamos “berrÔ”, enfatizando a última sílaba, quando, na verdade, a sílaba tônica está na primeira, “bÉrro”. Esse desalinhamento entre acentuação e melodia é o que caracterizamos como “silabada”, um deslize na harmonia entre palavras e música.

Outro exemplo ocorre em algumas interpretações do clássico nordestino “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos/Gilberto Gil), onde as acentuações acabam deixando a letra assim:

“[…] Eu quase que não consigo

FÍcar na cidade sem viver contrariado.

Por ser de lá

Na certÁ por isso mesmo

Não gostÚ de cama mole

Não sei cÔmer sem torresmo […]”

Silabada proposital

Embora as silabadas devam ser evitadas para manter a naturalidade do texto, há momentos em que os compositores as utilizam de forma deliberada para criar efeitos específicos.

Um exemplo marcante é encontrado na música “O Velho Francisco” de Chico Buarque, onde palavras como “comida” são pronunciadas como se fossem proparoxítonas (“cÔmida”), e “roupa lavada” soa como “roupa lÁvada”.

Nesse caso, o compositor brinca com a sonoridade das palavras, adicionando camadas de significado e expressão à sua obra.

Assonância e Aliteração

Compreender como a prosódia opera na música não apenas nos permite reconhecer os erros, mas também nos capacita a utilizar conscientemente figuras de linguagem que exigem controle e sensibilidade rítmica.

Um exemplo claro disso são a aliteração e a assonância, recursos literários que dependem fortemente do ritmo e da acentuação das palavras para alcançar seu efeito desejado.

A assonância, por exemplo, é caracterizada pela repetição harmoniosa de sons vocálicos (vogais) numa frase, o que intensifica a musicalidade e o ritmo, conferindo maior expressividade ao texto. É um recurso estilístico amplamente utilizado na literatura, música e provérbios populares, oferecendo uma riqueza sonora que enriquece a experiência auditiva do público. Por exemplo, na música “Atrás da Porta” de Chico Buarque, há a repetição das vogais “ei”:

“Juro que não acreditei, eu te estranhei

Me debrucei sobre teu corpo e duvidei

E me arrastei e te arranhei

E me agarrei nos teus cabelos”

 

Outro exemplo é a música “Minha foz do Iguaçu” de Djavan, com a repetição da vogal “u”:

“Minha foz do Iguaçu

Pólo sul, meu azul

Luz do sentimento nu”

 

Na minha composição “Gente Bem-Amada” (Gandhi Martinez) faço uso da assonância repetindo o som da letra “i”:

“Isso meu amigo eu te digo é um perigo

Pois a vida sem amor não vale nada”

 

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais em uma sequência de palavras ou em um verso. Essa repetição sonora cria um efeito rítmico e melódico, contribuindo para a musicalidade do texto. O objetivo da aliteração é provocar um impacto auditivo, sugerindo uma sensação de harmonia e fluidez na expressão verbal. Essa técnica é frequentemente utilizada na poesia e na literatura para enfatizar determinados sons e criar uma atmosfera sensorial mais rica e envolvente.

Na música “Parabólica” (Engenheiros do Hawaii) há a repetição da letra “p” durante toda a letra:

“Ela para e fica ali parada

Olha-se para nada

Paraná

Fica parecida paraguaia

Para-raios em dia de sol

Para mim

Prenda minha parabólica

Princesinha parabólica

O pecado mora ao lado

E o paraíso

Ele paira no ar

Pecados no paraíso”

 

Ou na música “Ode ao Rato” (Chico Buarque), que contém intensa repetição do som da letra “r” (mas também ocorre assonância em algumas partes):

“Rato

Rato que rói a roupa

Que rói a rapa do rei do morro

Que rói a roda do carro

Que rói o carro, que rói o ferro

Que rói o barro, rói o morro

Rato que rói o rato

Ra-rato, ra-rato

Roto que ri do roto

Que rói o farrapo

Do esfarra-rapado

Que mete a ripa, arranca rabo

Rato ruim

Rato que rói a rosa

Rói o riso da moça

E ruma rua arriba

Em sua rota de rato”

 

Pode-se dizer que a distinção entre assonância e aliteração está na natureza dos sons que cada uma enfatiza. Enquanto a assonância destaca a repetição de sons de vogais, a aliteração foca na repetição de sons de consoantes. Essa compreensão é fundamental para que o compositor ou letrista possa aplicar essas figuras de linguagem de forma eficaz e significativa em suas composições.

No entanto, para utilizar esses recursos de maneira precisa, é imprescindível ter consciência não apenas da distinção entre vogais e consoantes, mas também da prosódia, isto é, da forma como as palavras são acentuadas e pronunciadas em uma frase ou verso.

Além disso, é essencial compreender a instância rítmica e as acentuações da melodia, pois a interação entre a música e a letra é crucial para o sucesso da composição.

Benção ou maldição?

Entender os conceitos de prosódia e os possíveis erros que podem ocorrer pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição para os amantes da música.

Por um lado, esse conhecimento nos capacita a apreciar mais profundamente a complexidade e a beleza das composições musicais. Ao compreender como a prosódia influencia a qualidade e o impacto das músicas, somos capazes de mergulhar em uma nova camada de apreciação artística, reconhecendo e admirando o trabalho dos compositores em um nível mais detalhado.

No entanto, essa nova perspectiva também pode se tornar uma maldição, pois uma vez que começamos a perceber os erros de prosódia em músicas, é difícil ignorá-los. Onde antes apenas ouvíamos uma melodia agradável, agora somos constantemente distraídos por sílabas tônicas mal colocadas ou acentuações desalinhadas. Isso pode afetar nossa capacidade de desfrutar plenamente da música, pois nos tornamos críticos mais exigentes e sensíveis a esses detalhes.

Entender como funciona a prosódia e como ocorrem as silabadas pode ser uma faca de dois gumes para os apreciadores de música. Por um lado, nos permite uma apreciação mais profunda das composições, reconhecendo a complexidade e a arte por trás delas. Por outro lado, isso pode nos tornar mais críticos e sensíveis a pequenos detalhes, podendo afetar nossa capacidade de desfrutar plenamente da música.

No entanto, essa consciência também pode nos motivar a buscar uma maior compreensão e apreciação da arte musical, permitindo-nos descobrir novas camadas de significado e beleza nas composições que amamos.

Erros de prosódia não são o fim do mundo!

É crucial reconhecer que, como vimos anteriormente, até mesmo composições clássicas imortais e músicas folclóricas podem conter erros de prosódia, e isso, por si só, não determina a qualidade da obra. Muitas músicas que apresentam vários desses erros ainda alcançam sucesso comercial e recebem o respeito do público especializado.

Por outro lado, o oposto também é verdadeiro: a ausência de erros de prosódia não garante automaticamente que uma música será considerada excelente. A qualidade de uma canção é determinada por uma variedade de fatores, incluindo composição, arranjo, melodia, letra e a capacidade de transmitir uma emoção ou mensagem.

Assim, embora a prosódia seja importante, ela é apenas uma parte do quadro geral na avaliação da música.

Palavras finais

O desafio de sincronizar a letra com a melodia, respeitando suas respectivas acentuações, vai além da mera questão técnica. Trata-se de uma jornada artística que requer sensibilidade e habilidade para transmitir efetivamente a mensagem da música.

Quando as sílabas tônicas das palavras e os tempos fortes da melodia estão alinhados, criamos uma experiência sonora envolvente e coesa, capaz de capturar a atenção do ouvinte e conduzi-lo por uma viagem emocional.

No entanto, quando ocorre um desalinhamento, seja por uma simples silabada ou por uma escolha deliberada do compositor, isso pode resultar em uma quebra na narrativa da música, prejudicando sua fluidez e impacto.

Portanto, a atenção à prosódia musical não se limita apenas à correção técnica, mas também envolve a expressão artística e a comunicação eficaz. Dominar essa simbiose entre letra e melodia é fundamental para criar obras que não apenas soem bem aos ouvidos, mas que também emocionem aqueles que as escutam.

Sobre o autor

Gandhi Martinez

Como compositor, pianista, arranjador e educador musical há mais de 15 anos, trago uma vasta experiência e dedicação ao universo da música. Minha jornada acadêmica inclui graduação em Música, mestrado em Interpretação e Criação Musical, e atualmente estou dedicado ao doutorado em Processos Criativos, com foco na Composição Musical. Fui reconhecido entre os 21 melhores instrumentistas do Brasil com o lançamento do meu primeiro CD, e desde então, tenho compartilhado minha arte através de diversos trabalhos, incluindo 5 CDs, 2 DVDs e vários singles, todos marcados pela autenticidade das minhas composições autorais.

Gandhi Martinez

Minhas composições abrangem um amplo espectro musical, que vai desde a riqueza da canção popular brasileira até a sofisticação da música instrumental popular e peças eruditas. Além de prosseguir com meu Doutorado, estou intensamente comprometido em compor minhas próprias canções, explorando diversas influências e estilos musicais. Paralelamente, dedico-me ao ensino, compartilhando meu conhecimento e paixão pela composição musical com aqueles que desejam explorar e desenvolver sua criatividade na música.

 

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gandhipiano@gmail.com

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